Pudim de Laranja
Ângela Goelzer Portner
Ângela Goelzer Portner
Ontem, fui novamente para o livro de receitas da minha bisavó Eufrázia. Quem quiser ver as receitas é só entrar no site lucio.goelzer.net clicar em “Recipes” - já aparece o livro de receitas. Resolvi fazer um pudim de laranjas. Genteeeee…o pudim na hora de virar no prato (não estava totalmente frio) não ficou muito bonito…mas o gosto …ah …o sabor é simplesmente fantástico . Ainda não havia comido nada parecido. Como as receitas tem mais de cem anos, na época não havia praticamente, nenhum produto industrializado. Tudo era a base de ovos, leite, açúcar e frutas. Bem, a receita está logo abaixo …
OUTRO PUDIM DE LARANJAS
Bater 12 ovos com uma libra de açúcar; bater como para pão de ló; juntar o caldo de 3 laranjas; depois de bem misturado colocar em folhas de assar pão de ló e cozinhar em banho-maria, com uma tampa por cima; sabe-se que está cozido quando começar a despregar da folha.
Agora vou explicar como fiz…Coloquei os doze ovos na batedeira, meio quilo de açúcar (pois uma libra é quatrocentos e setenta gramas, parece) e caldo de três laranjas de umbigo. Bati por alguns minutos, derreti um pouco de açúcar e despejei no fundo de uma forma de bolo com furo no meio. Untei em volta com um pouco de manteiga e despejei a mistura dentro. Assei em banho Maria no forno elétrico, mais ou menos meia hora. Não esperei esfriar bem pra desenformar. Estava muito curiosa pra ver o resultado. O pudim poderia ter ficado mais bonito, porém o sabor é dos Deuses. Hoje a tarde fui na casa do tio Rômulo Goelzer. Levei o pudim e nos deliciamos. Ele adorou!!! E lembrou do arroz doce da vó Eufrazia . A cada semana quero experimentar uma receita, lembrando que sempre temos que adequar.
Abaixo cópia da receita no livro (página 25) e versão para facilitar a leitura: