Minha carta aos funcionários da UIT na ocasião da minha aposentadoria
30 de novembro de 1998
Publicada no ITU NEWS No. 1/99
Minha carta aos funcionários da UIT na ocasião da minha aposentadoria
30 de novembro de 1998
Publicada no ITU NEWS No. 1/99
Lucio GOELZER despede-se da UIT
30 de novembro de 1998
Após vinte e quatro anos de serviço na União Internacional de Telecomunicações (UIT), dos quais quinze à frente do Departamento de Serviços de Informação (SI), é hora de dizer adeus. Cheguei à idade de aposentadoria compulsória das Nações Unidas.
Ao anseiar por novos desafios, é natural refletir sobre o passado.
Meu primeiro projeto na UIT foi a introdução do processamento eletrônico de texto em 1974-1975 - seis anos antes da invenção do computador pessoal (PC). Desenvolvemos nosso próprio software de processamento de texto que rodava nas máquinas Zentec de última geração, com seus 4K de memória! [Nota LG 2022: Desenvolvi o Sistema de Processamento de Texto, sozinho, codificado em linguagem de máquina do chip Intel 8080!] Essa etapa marcou um salto quântico na produtividade da União. De fato, pela primeira vez, os textos que eram muito revisados não precisaram ser re-digitados. Em pouco tempo, a automação dos processos da sede da UIT estava em andamento.
Logo, eventos fora da UIT demonstraram que já fazíamos parte de uma revolução da computação: em 1981, o PC foi introduzido. Ao iniciarmos um grande esforço para modernizar nossos métodos de trabalho, entendemos que os computadores sozinhos não aumentariam nossa produtividade. Felizmente, com uma equipe pronta para aprender novas tecnlogias e se adaptar a novas ferramentas e formas mais eficazes de trabalhar em conjunto, nossos esforços rapidamente deram frutos.
Em 1987, introduzimos as redes locais (LAN) para conexões de computador em toda a UIT (antes, as LANs eram usadas isoladamente nos diferentes departamentos da União), permitindo que as informações fossem compartilhadas por toda a organização. As LANs, especialmente seu aplicativo de e-mail, abriram o caminho para uma colaboração mais rápida e eficaz entre a equipe e o acesso ao imenso repositório de texto da UIT.
Desde então, atualizamos as LANs com a tecnologia de modo de transferência assíncrona (ATM) para oferecer suporte a uma nova geração de aplicativos (por exemplo, videoconferência em tempo real) que exigem altas velocidades de comunicação. Tem sido interessante observar a mudança na cultura de trabalho da UIT com a introdução de novas ferramentas de escritório. Muitas questões que, no passado, seriam resolvidas por meio da troca de memorandos formais, agora são tratadas mais rapidamente pela simples troca de mensagens de e-mail. Hoje também vemos mais coordenação entre os departamentos da UIT e mais compartilhamento de informações em todos os níveis de funcionários.
O incentivo que recebemos dos membros dos três setores da UIT nos ajudou a estender o uso da troca eletrônica de informações entre os membros da UIT. Em 1989, lançamos o Telecommunication Information Exchange Services (TIES) [Nota LG 2022: ainda usado hoje com o mesmo nome que dei], com suporte inicial para discagem direta e acesso X.25 à sede da UIT usando uma interface de terminal simples . Como ainda é verdade hoje, nos concentramos naqueles primeiros dias em fornecer os principais serviços aos membros da União, como e-mail e processamento eletrônico de documentos.
No início de 1992, a União foi uma das primeiras organizações internacionais a fornecer um serviço puramente baseado na Internet usando a interface Gopher padrão. Em 1995, adotamos rapidamente a World Wide Web e nunca olhamos para trás.
Hoje, mais de 12.000 assinantes do TIES e o público em geral dependem diariamente dos serviços online da União Internacional de Telecomunicações. A UIT agora mantém um dos maiores e mais abrangentes sites da Internet, representando mais de 100.000 documentos e 40 gigabytes de arquivos. Somente em outubro de 1998, a UIT entregou mais de 110 gigabytes de dados para usuários da Internet em todo o mundo.
Estou satisfeito que a Conferência de Plenipotenciários de Minneapolis, realizada em outubro-novembro de 1998, tenha dado à UIT um mandato muito claro para um papel em questões de governança da Internet (ver UIT News, No. 10/98, páginas 17-18). A necessidade de uma organização internacional imparcial se envolver na governança da Internet ficou clara há quase quatro anos. Lembro-me de ter sublinhado esta necessidade no evento Dias da Internet, que organizamos em Abril de 1995.
O Departamento de SI tem participado muito activamente, em nome da UIT, nos principais fóruns de governação da Internet, nomeadamente o International Ad Hoc Committee (AHC) para questões de nomes de domínio e o Memorando de Entendimento sobre nomes de domínio genérico de primeiro nível da Internet (gTLD-MoU) do qual a UIT é o depositário.
Liderando o caminho novamente, a UIT foi a primeira entre os órgãos de padronização e organizações internacionais a introduzir um serviço de pagamento on-line para suas publicações em 1995.
O público em geral pode adquirir, 24 horas por dia, publicações da UIT online, pagando com cartão de crédito, um serviço que provou ser imensamente popular para quem precisa de uma norma da UIT imediatamente.
Agora é fácil prever que as vendas online das publicações da UIT em breve ultrapassarão as da cópia impressa. Também é interessante observar exemplos de como o sistema TIES é usado todos os dias:
o Setor de Desenvolvimento de Telecomunicações da UIT fornece uma pesquisa on-line da política e legislação global de regulação de telecomunicações, que é um recurso inestimável para países em desenvolvimento que formulam suas próprias políticas (T-REG);
o Setor de Radiocomunicações da UIT fornece informações on-line sobre sua iniciativa internacional para coordenar o desenvolvimento de um sistema de telefonia móvel de terceira geração (IMT-2000);
o Setor de Padronização de Telecomunicações da UIT depende da troca de documentos on-line usando TIES em seu rápido desenvolvimento de novas recomendações, como o recente conjunto de padrões de linha de assinante digital (DSL) que fornece acesso à Internet de alta velocidade sobre fios de cobre telefônicos normais.
Continuamos a ser pioneiros em aplicações de comércio eletrônico com nossa Livraria Eletrônica e o projeto de comércio eletrônico para países em desenvolvimento (EC-DC), que está criando novas oportunidades para o mundo em desenvolvimento alcançar mercados globais.
Frequentemente, adotamos antecipadamente novas tecnologias (por exemplo, ATM), software de sistema (por exemplo, Windows NT) e aplicativos. Nossa escolha do "SAP" para gestão financeira em 1985 é um bom exemplo de uma adoção antecipada de uma solução que se adaptará com as mudanças nos requisitos. Da mesma forma, a decisão de introduzir o "Documentum" como base para aplicativos de gerenciamento de documentos na UIT terá grandes implicações no futuro. SAP e Documentum, ambos habilitados para a Web, constituirão pólos centrais em torno dos quais muitos novos aplicativos das atividades da UIT fluirão.
Nossa escolha do Windows NT em 1995 não foi fácil porque coincidiu com o marketing agressivo e o hype da Microsoft em favor do Windows 95: agora amplamente reconhecido como um beco sem saída para ambientes de rede.
Alguém disse uma vez: "a boa comunicação é tão estimulante quanto o café preto, e tão difícil dormir depois". Os profissionais de informática do Departamento de SI passaram muitas noites sem dormir em sua dedicação para lidar com a rápida mudança nas novas tecnologias e aplicativos de comunicação. Eles foram capazes de realizar quase milagres na implementação de tantos novos aplicativos TIES.
Estou confiante de que meu sucessor, Wolfgang Wohlleber, não apenas dará continuidade às políticas que tornaram a União Internacional de Telecomunicações líder no uso efetivo de sistemas de computadores em rede, mas também trará uma nova visão para o departamento.
À medida que passo para novas oportunidades, tenho orgulho de que a UIT reconheceu a importância das tecnologias da informação e os seus serviços como componentes-chave para atingir os objetivos estratégicos da organização. Também estou orgulhoso por termos construído uma infra-estrutura de serviços de informação, que é invejada pela maioria das outras organizações internacionais. Finalmente, tenho muita sorte que o que ajudei a construir na UIT o sistema TIES que me permitirá manter contato com meus muitos amigos e colaboradores que desempenharam um papel importante no sucesso de minhas iniciativas.
Lucio Goelzer
lucio@goelzer.net
Lucio Goelzer (à direita), junto com seu sucessor Wolfgang Wohlleber, recebendo seus convidados durante seu coquetel de despedida